quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Poderoso Chefão (1972)


"I'm gonna make him an offer he won't refuse" diz Marlon Brando no melhor papel de sua carreira. O filme é considerado por muitos (maioria homens) como o melhor filme da históra. Na minha opinião, eu concordo. O filme mostra os bastidores da máfia italiana como nenhum outro filme do gênero. O orgulho, honra, respeito e tradição são valores são debatidos ao longo de todo o filme. O Poderoso Chefão é uma obra-prima, feita pelas mãos do mestre Francis Ford Coppola ( Trilogia O Poderoso Chefão) que nos dá uma aula de cinema.

O filme é repleto de cenas antológicas e frases memoráveis e tem um dos melhores elencos de Hollywood (Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton,Talia Shire e, claro, Marlon Brando). Vale a pena ver.


Premiações: Oscar Melhor Filme, Melhor Ator (1972) e Roteiro Adaptado( livro de Mario Puzo)


Indicações :
Melhor Ator Coadjuvante (James Caan, Al Pacino e Robert Duvall)
Melhor Figurino (Anna Hill Johnstone)
Melhor Diretor (Francis Ford Coppola)
Melhor Montagem (William Reynolds e Peter Zinner)
Melhor Canção Original (Nino Rota)
Melhor Som (Charles Grenzbach, Richard Portman e Christopher Newman)


Curiosidades: - Na noite do oscar, Marlon Brando não compareceu e enviou uma indígena (que foi descoberto que era uma atriz) para receber o oscar no nome de Brando, em forma de protesto contra o o tratamento do governo em relação aos índios norte-americanos.

- Robert de Niro fez testes para Sonny Corleone, mas o papel acabou indo para James Caan.

- Coppola e Puzo combinaram que sempre que houver a presença de laranjas em qualquer cena, haverá uma tentativa de assassinato.

- O papel de Michael Corleone foi oferecido para Dustin Hoffman, Jack Nicolson e Warren Beaty que recusaram e o papel foi para Al Pacino.

- A personagem Johnny Fontana foi uma referência em relação ao provável envolvimento de Fran Sinatra com a máfia. O papel de Sonny foi também foi oferecido ao cantor que recusou.

- Durante a luta de Sonny(Caan) com Carlo(Russo), Caan realmente quebrou algumas costelas de Russo

- O Poderoso Chefão está em 3° lugar na lista dos melhores filmes dos últimos cem anos, pelo American Film Institute perdendo apenas para Cidadão Kane (1942) e Casablanca (1942).

Nenhum comentário:

Postar um comentário